Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cemitério mais antigo do DF está abandonado

Bom Dia DF > 14/04/2011 > Reportagem

 
O local foi desativado e sepultamentos já não são realizados há 50 anos. Sem cuidados, está virando esconderijo para bandidos.


A cidade de Planaltina cresceu e no meio dela ficou um antigo cemitério. Os portões vivem abertos, mas entrar no local é difícil. O mato tomou conta de tudo e cobriu o que sobrou dos túmulos.

Esse não é o único sinal de abandono do Cemitério São Sebastião, o primeiro cemitério do DF, inaugurado há mais de 150 anos. As lápides estão completamente destruídas e sempre têm restos de despacho.

“O pessoal faz muita macumba. E a gente tem medo de que pessoas se escondam para assaltar”, fala a dona de casa Roberta Gomes.

O cemitério foi desativado. Sepultamentos já não são realizados no local há cerca de 50 anos. Faz tempo também que nada é feito para preservar o local. É o que dizem os moradores do Setor Tradicional Sul de Planaltina, onde fica o cemitério.

“Moro em Planaltina há 20 anos e esse tempo todo o cemitério esteve abandonado. Não fazem nada dele, está sempre cheio de mato. E tem ladrão dentro dele”, comenta o pedreiro Salvador Dias Queiroz.

O líder comunitário Jeferson Melo diz que não há mais ossadas no cemitério e que os restos mortais dos que foram enterrados no local já foram removidos. Ele sugere a construção de algum serviço para os moradores de Planaltina.

“É preciso derrubar esse cemitério e fazer uma coisa de utilidade, como um posto de saúde ou uma praça. O povo não aguenta mais. Já derrubaram o muro que cerca o cemitério, a administração vem e constrói de novo. E está abandonado, cheio de mato”, destaca Jeferson.

A Administração de Planaltina, responsável pelo cemitério, disse que há restos mortais lá e, por isso, não pode dar outra destinação ao local. O administrador Nilvan Vasconcelos prometeu que, hoje, equipes vão fazer a roçagem e limpeza.

Raquel Porto Alegre

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1659054-10041,00-PRIMEIRO+CEMITERIO+DO+DF+ESTA+ABANDONADO.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário